Leia os relatos do meu casamento! Basta clicar nas fotos abaixo...

sábado, 15 de março de 2014

PRÍNCIPE NA COZINHA - A RECEITA DAS PANQUECAS

Olá príncipe ou princesa,

Como está? Aqui está tudo bem. Hoje é dia de príncipe na cozinha segundo programação do blog, e como eu estava devendo a receita das panquecas que só mostrei prontas no último post da série príncipe na cozinha, é hora de pagar a dívida!

Então, a receita é bem simples! É batida no liquidificador e em poucos minutos já está pronta para ser devorada. Vou deixar a receita aqui e o link para o vídeo para você ter noção como se faz.



Eu conheço essa receita desde os meus doze anos. Aprendi no interior da Bahia, onde eu morava na época, com Tia Celda, a mãe de Olívia, minha da escola. Tia Celda sempre foi um amor comigo, ela é psicóloga e vejo que isso influenciou um pouco minha escolha por psicologia. 


É certo que desde muito pequena eu dizia que queria ser "piricola" e era por causa da minha relação com a diretora da escola que eu gostava que era psicóloga também. Mas as coisas que ouvia de tia Celda já na minha pre-adolescência me fizeram ter interesse por essa profissão.

Quando eu ia para a casa dela, às tardes fazer trabalhos da escola, muitas vezes ela fazia essas panquecas e eu adorava. Como depois de um tempo eu já era de casa, muitas vezes pedia para ela fazer na cara de pau. 

Mas, às tardes em que eu estava na minha casa, eu não me aguentava de vontade de comer as tais panquecas e aí pedi a ela para me ensinar e acho que aprendi direitinho, pois, o gosto fica igualzinho ao que ela fazia! E sempre que faço essa receita me lembro dela, de Olívia e das tardes estudando em sua casa!

Pena que Tia Celda e Olívia são de outro estado e depois de um tempo elas se mudaram da cidade e nunca mais às vi. Mas sempre lembro-me delas e das panquecas.

Ai, ai...sessão nostalgia à parte, vamos à receita?

Receita de panquecas da tia Celda:

Ingredientes:
1 copo de leite
1 copo de farinha de trigo (do mesmo tamanho do de leite)
1 ovo
1 colher de sobremesa de sal (da bem pequena)

Modo de fazer:
Coloca tudo no liquidificador. É bom colocar o leite e o ovo antes para a farinha não grudar no liquidificador. Aí é só bater até misturar tudo. E está pronta a massa. Agora é hora de assar.

Recomendo que asse as panquecas em uma frigideira de teflon porque não grada e facilita muito o trabalho. Já tentei fazer em outro tipo de panela, mas, tive que usar muito óleo e deu muito trabalho, me fazendo perder muitas panquecas porque grudou.

Esquente a frigideira um pouco no fogo, unte-a com um pouco de manteiga (bem pouco), despeje a quantidade de uma concha de massa e espalhe virando a panela em movimentos circulares. Ela deve ficar espalhada na frigideira como se fosse uma bolacha grande e bem fina, tipo um beiju, para quem conhece. Desgrude as laterais com a ajuda de uma espátula ou colher e depois vire quando a não tiver nenhum pedaço cru. Asse um pouco do outro lado e quando dourar um pouco pode retirar. 

Detalhe, não deixe a massa assar muito ficando escura, porque fica com um gosto meio amargo. É comum a primeira ou até a segunda panqueca se espedaçarem quando começar a assa´-las, mas é assim mesmo, ainda hoje às vezes acontece isso comigo. Mas com o tempo e a prática, a gente pega o jeito.

Outra coisa, recomendo você prepare o molho e o recheio antes de preparar a massa, porque enquanto você estiver assando a massa, o molho e o recheio vão esfriar, do contrário, ele vai ficar bem mole e cozinhar de novo com o molho muito quente.

O molho e o recheio pode ser do que você quiser. No meu caso, fiz a receita que apresentei no vídeo com tomates frescos e é bem simples. Pode fazer também de quatro queijos, um queijo só, de creme de leite etc. O recheio pode ser de carne moída, de frango desfiado, e até de queijo mussarela fatiado que foi o meu caso.

Veja o vídeo príncipe na cozinha - receita de panquecas no nosso canal no youtube.

É isso, espero que se fizer a receita dê tudo certo e se quiser pode nos mandar foto e contar o que achou que vamos ficar muito felizes!

E aí? o que achou? Você já sabia fazer panquecas assim? Sabe outra receita de panquecas? Que tipo de receitas gostaria de ver aqui?

Beijos e até a próxima,

Julini


ATENÇÃO: as fotos aqui expostas são da minha autoria, caso utilize, faça referência a mim e ao blog.

***Não nos perca de vista, siga-nos nas redes sociais***

 Fanpage    Instagram    Youtube    Twitter    Audios    Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,

Agradecemos o seu contato.

Volte sempre!

Beijos,

Equipe Toda Princesa Merece

Não nos perca de vista, siga-nos nas redes sociais...

FACE: https://www.facebook.com/TPMsolucoescriativos

SITE: http://www.todaprincesamerece.com/

TWITTER: https://twitter.com/jusantos_TPM

PINTEREST: http://pinterest.com/jusantos5682/boards/

YOUTUBE: http://www.youtube.com/playlist?list=PLZZLun4Z-U9v4RQQxk54K4g-vZELVBS0c

VIMEO: http://vimeo.com/user19944386

FLICKR: http://www.flickr.com/photos/27979190@N04/

G+: https://plus.google.com/+Juliniaraujosantos/about

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...